Na luta pelo topo do futebol mundial, muitos fatores são importantes e devem ser considerados para estruturação de um clube, ter os melhores jogadores, melhores treinadores, maior média de público, bons patrocínios, entre outros, entretanto, é difícil apontar qual o fator ou quais os fatores preponderantes para o sucesso, pensando nisso, a dupla de Manchester investiu pesado e trouxe os dois treinadores mais badalados do mundo para a cidade. No início do ano, o Manchester City anunciou Guardiola, o Manchester United contra-atacou com Mourinho e neste caso, ainda trouxe um acréscimo interessante, Zlatan Ibrahimovic.

Rivais desde os tempos de futebol espanhol, Guardiola e Mourinho travam uma verdadeira guerra em campo e fora dele, grandes disputas nos gramados e ataques – principalmente realizados pelo português – nos bastidores. Na verdade, o duelo começou quando José Mourinho treinava a Internazionale e Gaurdiola treinava o Barcelona, ambos se enfrentaram pela UEFA Champions League e opuseram dois estilos vitoriosos de jogar futebol, o duelo aconteceu em 2010 e acabou com vitória do time italiano, desde esse confronto, os jogos entre os treinadores ganharam contornos especiais.

O português tem um estilo mais explosivo e reacionário que o espanhol, esse mais contido em suas declarações e propositivo dentro de campo, Guardiola ficou conhecido pelo bicampeonato da UEFA Champions League pelo Barça, construiu uma máquina de jogar futebol e que passava por cima de qualquer adversário, já José Mourinho ficou famoso pelo bicampeonato com equipes que não eram favoritas, tanto Porto quanto Internazionale não tinham expectativas de triunfar, mas formaram belas equipes e garantiram seus respectivos troféus.

jose-mourinho-pep-guardiola_3475867

Para esta temporada, o Manchester City traz Guardiola com o objetivo de alçar maiores vôos continentais, a equipe não consegue impressionar na UEFA Champions League e quer que o treinador espanhol mude isso, acostumado a fazer grandes campanhas, Guardiola é um excelente nome para cumprir esta meta. Para seu time, o treinador já começou a se movimentar no mercado e busca peças que atendam seu desejo, o de montar uma equipe com sua filosofia de futebol e que jogue um futebol envolvente e insinuante, as boas campanhas – principalmente em âmbito continental – seriam consequências de um bom trabalho.

Já Mourinho chega em Old Trafford para devolver o respeito perdido pelo United desde a saída de Sir Alex Ferguson, a equipe que antes dominava o futebol doméstico e entrava forte na Champions, caiu de produção nos últimos 3 anos e sofre para garantir o 4º lugar na Premier League, na última temporada não conseguiu e disputará a Europa League em 2016/2017. O treinador também age nos bastidores, alguns jogadores não serão aproveitados no elenco e contratações pontuais serão feitas, já que o nome de peso foi confirmado, o sueco Zlatan Ibrahimovic chega para fechar a trindade de Manchester e incendiar ainda mais o duelo.

O sueco foi contratado por ser a grande estrela disponível no mercado, mas também por ser o principal antagonista à Guardiola, o atacante que brilhou por Ajax, Juventus, Internazionale – na qual foi treinado por Mourinho -, Milan e PSG, só tem uma ressalva, a passagem apagada pelo Barcelona dirigido por Guardiola, a dupla entrou em atrito e ninguém saiu ileso desta relação, foram campeões espanhóis, mas não obtiveram bom entrosamento durante a temporada que estiveram juntos. Posto isso, o Manchester United respondeu seu rival municipal da melhor maneira possível, trouxe a dupla que melhor antagoniza com a estrela do Manchester City.

Se o trio vencerá tudo que disputar é incerto, aliás, nem o sucesso de algum é certeiro, mas Manchester nunca mais será a mesma, azuis ou vermelhos, tudo será diferente a partir de agora, a santíssima trindade está formada na cidade industrial, só que não se completam, se opõem, estarão em rota de colisão, Mou e Zlatan de um lado, Guardiola do outro, os duelos em Old Trafford e no Etihad Stadium ganharão contornos épicos para os próximos meses.

About The Author

Amante do esporte, presente em uma das tantas curvas da highway. Mineiro, acima de tudo Cruzeiro. Fã de futebol rápido, não necessariamente rasteiro. Acredita na Copa do Mundo como momento máximo do esporte.

Leave a Reply

Your email address will not be published.