Fontes ligadas a Alex Telles informam que o jogador está de malas prontas para Portugal, onde jogará a próxima temporada pelo Futebol Clube do Porto. O anúncio ainda não ocorreu apenas por um detalhe: a forma de pagamento. O clube português queria pagar ao Galatasaray em duas vezes, mas os turcos não aceitaram. A situação deve ser resolvida nos próximos dias e o anúncio oficial é questão de tempo.

O atleta de 1,81m foi revelado no Rio Grande do Sul, onde ganhou certo destaque na equipe profissional do Juventude. Transferiu-se ao Grêmio após uma temporada e meia, onde, em um ano, ganhou projeção internacional e foi vendido ao Galatasaray por 6 milhões de euros. Jogou duas temporadas pela equipe turca e foi emprestado à Internazionale de Milão, onde foi titular na última temporada.

O lateral-esquerdo tem 23 anos, é um grande cruzador e bom defensor, mas seu grande forte é o ataque. Telles já venceu um campeonato, duas taças e uma supertaça turcas.

Alex Telles em campo pelo Galatasaray

Alex Telles em campo pelo Galatasaray

Após a boa temporada, o Porto deu o bote em mais uma promessa, como de costume do clube. Já houveram muitas outras contratações lucrativas do time. Jogadores que fizeram sua carreira decolar pelo clube português – e deixaram boas cifras para os cofres da equipe.

Deco

Deco em coletiva

Deco em coletiva

Tendo passagens apagadas por Corinthians, CSA e Benfica, o brasileiro naturalizado português foi vendido ao Porto após alguns empréstimos para equipes pequenas de Portugal. Em seu novo clube, a história mudou: em cinco temporadas, fez 221 jogos e 50 gols, vencendo ainda uma Champions League! Rumou ao Barcelona, como uma das estrelas do clube, onde venceu mais uma Champions. O brasileiro ainda tem no seu currículo passagens por Chelsea, Fluminense e pela seleção portuguesa, onde jogou 75 partidas.

James Rodríguez

James em campo pelo clube merengue

James em campo pelo clube merengue

Já há pouco tempo, o Mônaco vendeu o meio-campista colombiano James Rodríguez, após uma belíssima Copa do Mundo 2014 do atleta. Na temporada anterior, pelo Porto, o canhoto havia feito 108 jogos e 32 gols, sendo vendido ao Mônaco por 45 milhões de euros. Depois de sua temporada no clube francês, foi logo vendido ao poderoso Real Madrid, onde venceu a Champions League 15/16.

Falcão García

Falcão em campo pela seleção

Falcão em campo pela seleção

Apesar de seu futebol ter caído incrivelmente nas últimas temporadas, Radamel Falcao García, no auge, já figurou entre os 23 melhores jogadores da temporada. Colombiano revelado pelo River Plate, fez grandes temporadas e foi vendido ao Porto, onde fez incríveis 87 jogos e 78 gols! Foi vendido ao Atlético de Madrid por 40 milhões de euros em 2011, clube onde ele anotou 70 gols em 91 jogos. Passou ainda por Mônaco, Manchester United e Chelsea, onde não teve o mesmo destaque, e atualmente voltou ao clube francês após empréstimo.

Hulk

Hulk, em entrevista na Seleção Canarinha

Hulk, em entrevista na Seleção Canarinha

O atacante brasileiro, com passagem fraca pela seleção nacional, também esteve presente no Porto, onde apresentou um futebol que abriu os olhos europeus. Revelado e pouco utilizado no Vitória, se transferiu ao Japão, onde teve uma grande passagem e foi vendido ao Porto, em 2008. Em sua nova equipe, fez 170 jogos e 78 gols, marca de grande destaque para um futebolista que, em sua essência, é ponta. Em 2012, foi vendido ao russo Zenit por incríveis 60 milhões de euros, valor recorde. Fez 148 jogos e 76 gols, e foi novamente vendido, agora ao Shangai SIPG.

Anderson

Anderson, em apresentação no Internacional. (Foto/Reprodução: Vinicius Costa/Futura Press).

Anderson, em apresentação no Internacional (Foto/Reprodução: Vinicius Costa/Futura Press).

Atualmente no Internacional e tendo acumulado uma passagem de sete anos pelo Manchester United, atuando em 181 jogos pela equipe inglesa, o meio-campista também já atuou pelo Porto. Após boa passagem pelo Grêmio, Anderson se transferiu ao Porto, onde fez apenas 25 jogos e já foi vendido, em 2007, por 31,5 milhões de euros. Venceu dois campeonatos portugueses, quatro ingleses e uma Champions League.

 

Casemiro

Casemiro em campo pelo Real Madrid

Casemiro em campo pelo Real Madrid

Após conturbada passagem pelo São Paulo, o atleta foi diretamente à equipe B do Real Madrid, subindo à principal no mesmo ano. Foi pouco utilizado e, para destacar a grande visão dos olheiros portistas, foi emprestado pela equipe. Fez uma grandiosa temporada, quando voltou ao Real Madrid, tendo a equipe espanhola que pagar 7,5 milhões de euros. Foi um dos grandes destaques na última temporada dos Merengues na conquista da Champions League.

 

Outros atletas:

Os laterais ex-Santos, Alex Sandro e Danilo, após grandes passagens pelo Porto, foram para Juventus e Real Madrid, vendidos por, respectivamente, 26 e 31,5 milhões de euros. O segundo ainda conquistou a última Champions com seu novo clube. O volante Fernando Reges, atualmente no Manchester City, já teve uma passagem de destaque pelo Porto. Foi vendido aos Citizens por 15 milhões de euros, na mesma janela de transferências de Danilo e Alex Sandro. O zagueiro francês Mangala, ex-Porto, também joga na mesma equipe. Vem sendo muito contestado, pois vem falhando muito, inaceitável para um atleta vendido pela bagatela de 40 milhões de euros.

Na atual equipe, Vincent Aboubakar e Rúben Neves são potenciais novos negócios para o Porto e podem deixar o clube ainda nesta janela.

Será que Alex Telles seguirá esse caminho? Será lembrado pela venda, como estes exemplos? Um novo grande lateral? Tem futuro na seleção? Opine!

About The Author

Torcedor de Santos e Spurs. Apaixonado por Brasileirão e Premier League. Tem o sonho de estudar e trabalhar com o melhor esporte já criado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.