De um pequeno país chamado Kosovo, o atleta começou sua carreira num país vizinho, a Suíça, e seu time, o Basel. A temporada 2010/11 foi sua primeira no profissional após uma passagem de oito anos pelas categorias de base do clube e da seleção. Essa temporada, apesar de ser a de estreia, manteve sua titularidade garantida, e o centro-campista de 18 anos chegou a participar de 29 jogos, marcando dois gols.

Xhaka em treino no Borussia

Xhaka em treino no Borussia

Permaneceu no clube azul e vermelho mais uma temporada, se destacou e debandou ao Borussia Mönchengladbach por 9 milhões de euros. Em sua nova equipe, permaneceu por quatro temporadas até essa, quando foi visto num ensaio de fotos com a camisa de seu provável novo clube, o Arsenal. Os números também são comentados, cerca de 35 milhões de euros dos Gunners foram gastos nele.

Ao todo, fez 201 jogos e 12 gols por clubes na carreira. Pela seleção, participa da equipe desde o sub-17, e no profissional, já realizou 40 jogos e seis gols.

Disputou uma Copa do Mundo, caindo nas oitavas de final contra a Argentina, partida em que os suíços levaram o gol da derrota nos acréscimos da segunda etapa. Em sua sala de títulos, constam duas Swiss Super Leagues e uma Swiss Cup.

Foto de Xhaka vestindo a camisa Gunner. (Foto/Reprodução: www.dailymail.co.uk).

Foto de Xhaka vestindo a camisa Gunner. (Foto/Reprodução: www.dailymail.co.uk).

Características

O volante e meio-campista não é o tipo de criador de jogo que não se importa com a defesa, pelo contrário, é um grande interceptador, que distribui passes no setor, também buscando passes longos a quem está à frente. Tem ótima visão de jogo e um passe quase perfeito. Pela defesa, tem ótima antecipação e raramente perde uma disputa de bola pelo alto, com uma boa estatura de 1,85m. É o tipo de meio-campista que fica postado à frente no meio dos dois zagueiros, defende bastante, mas também sai. Podemos classificá-lo como um centro-campista completo: defensivo, organizador e com boa qualidade para atacar.

OLHO NELE!

About The Author

Torcedor de Santos e Spurs. Apaixonado por Brasileirão e Premier League. Tem o sonho de estudar e trabalhar com o melhor esporte já criado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.