Centroavante velocista, com finalização colocada e potente, bom drible, grandes ultrapassagens em velocidade para receber lançamentos, jogador brigador na marcação e na proteção de bola, além de sua qualidade para jogar em todo o campo de ataque, não só na grande área como um “camisa 9” clássico. Vardy? Não. Esse é Donald-Breel Embolo, mais conhecido como Embolo, jogador de 19 anos do FC Basel, da Suíça, equipe que investe muito nas categorias de base.

Nos últimos anos a equipe tem revelado ou comprado jogadores muito jovens, criando um grande caixa, conquistando vários campeonatos nacionais com certa facilidade e fazendo convincentes participações nas competições continentais. Alguns jogadores revelados no clube nos últimos anos são: Xherdan Shaquiri (Stoke City), Granit Xhaka e Yann Sommer (Borussia Mönchengladbach), Valentin Stocker (Hertha Berlim), Fabian Schär (Hoffenheim) e Fabian Frei (Mainz 05). Ainda temos alguns comprados bem jovens e vendidos, como é o caso de Mohamed Elneny (Arsenal) e Mohamed Salah (Roma).

O atacante em destaque na matéria já possui passagens pela seleção da Suíça, apesar de ter nascido na capital de Camarões, Yaoundé. Tendo jogado pelo time nacional desde o sub-16, já possui nove jogos e um gol pela seleção principal.

Embolo (em destaque) comemorando seu gol (Foto/Reprodução: provenquality.com) Embolo (em destaque) comemorando seu gol (Foto/Reprodução: provenquality.com)

Embolo (em foco) comemorando seu gol (Foto/Reprodução: provenquality.com)

O atacante de 1,85m também já possui títulos, bicampeão da Liga Suíça (Swiss Super League) e uma vez vice-campeão da Copa local. Nesse campeonato o Basel é líder por 16 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, BSC Young Boys, e Embolo conta com 9 gols e 7 assistências em 24 jogos. Na Europa League sua equipe foi eliminada nas oitavas de final após um 0 a 0 na Suíça e perder de 3 a 0 na Espanha contra o Sevilla, tendo ele jogado oito jogos, feito dois gols e uma assistências, além de ter ganho um Man of the Match e uma média de notas de 7,09.

Em 2013, com 17 anos, antes de ganhar a titularidade da equipe, o site britânico 101 Great Goals já o colocava como 26º maior promessa sub-21 do mundo, já no meio do ano passado a revista France Football o elegeu como 11ª maior promessa do mundo do futebol. O atleta tem contrato com a equipe suíça até 30 de junho de 2019, e, como provavelmente será vendido antes, acredito que o Basel tem muito a lucrar com a venda. OLHO NELE!

About The Author

Torcedor de Santos e Spurs. Apaixonado por Brasileirão e Premier League. Tem o sonho de estudar e trabalhar com o melhor esporte já criado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.