Não é exagero dizer que Cruyff é o homem mais importante da história ligado ao futebol como um todo. Foi um dos poucos que conseguiram exercer enorme influência tanto dentro quanto fora de campo. O legado dele começa na Laranja Mecânica e atinge até o estilo de Guardiola, sem previsão de fim.

Cruyff foi o cara que pavimentou o caminho do futebol. Refinou o jeito de jogar, inspirou e ensinou seu estilo. Para quem quiser admirar um pouco mais o futebol, vê-lo jogar é imprescindível. Cruyff é para a bola o que Jimi Hendrix é para guitarra; pode não ser o melhor guitarrista, mas é, com certeza, o mais influente.

Foto: Reprodução/YouTube

Com apenas 19 anos, ditava o ritmo do Ajax campeão nacional, fato que se repetiria nos dois anos seguintes. Seria protagonista também de outros treze títulos pelo clube, antes de rumar para Barcelona: mais três campeonatos nacionais, três Champions Leagues, quatro copas nacionais, duas supercopas europeias e um mundial.

Em Barcelona, sua importância não pode ser dimensionada pelos seus títulos no clube, apenas dois: uma Copa do Rei e um campeonato nacional. Pela Catalunha, a influência de Cruyff prosseguiu ao longo dos anos. Foi técnico no clube, onde praticou sua filosofia de futebol, que seria premissa básica nas canteras do Barça e evoluiria para o campeoníssimo Tiki-Taka. Ainda como jogador, atuou também por Los Angeles Aztecs, Washington Diplomats e Levante, antes de voltar ao seu país, onde conquistou mais três títulos no Ajax e encerrou a carreira no Feyenoord, onde ainda levou mais duas taças.

Entretanto, obteve grande destaque como jogador sobretudo jogando pela Seleção Holandesa. A Laranja Mecânica era como uma orquesta. Tudo funcionava de forma harmoniosa e eficiente. Seu maestro, claro, era Johan Cruyff. Faltou títulos, mas isso era apenas detalhe dentro de um futebol tão bonito, que influenciou gerações e seguirá influenciando.

Cruyff foi um dos pais do futebol arte. Não só isso: ele foi o próprio futebol, foi a arte de jogar. Um carrossel de ideias.

Cruyff é futebol total.

About The Author

Henrique Chaparro

Diretor-geral dos sites QQD e Falando de Premier League. Criou o QQD em 2013 e não parou mais. Torce para Internacional acima de tudo e vai com a cara do Liverpool. No FIFA 17, gosta de jogar clássicos argentinos. Acredita que o rei do futebol é brasileiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.