Definidos os confrontos das oitavas-de-final da UEFA Europa League, alguns grandes duelos, mas um que chama muita atenção, Liverpool e Manchester United farão jogos com cara de UEFA Champions League, pelo menos no que diz respeito a tradição, o duelo tende a ser grandioso. Os dois maiores clubes da Terra da Rainha, já não são há algum tempo os bichos papões da Inglaterra, mas podem usar este confronto como forma de reviver um pouco dos dias de glória, no Campeonato Inglês, as chances de título da dupla, praticamente inexistem, a luta é por vaga na Champions, mas ela pode vir com o título da UEFA Europa League, e se tratando de um clássico deste peso, os dois irão priorizar esta fase do torneio.

O clássico Liverpool x Manchester United está entre os principais clássicos do planeta, ao lado de Real Madrid x Barcelona e Internazionale x Milan, forma a trinca de principais clássicos europeus, a dupla junta soma 38 títulos ingleses e 8 UEFA Champions Leagues, o United é o maior campeão nacional, enquanto o Liverpool é o clube britânico com mais conquistas de Champions Leagues, além de diversas outras taças. A UEFA Europa League já teve o Liverpool campeão três vezes, mas com seu antigo nome, o de Copa da UEFA, já o United nunca venceu a competição.

Clássico agitará a UEFA Europa League

Clássico agitará a UEFA Europa League

A fase dos clubes não é das melhores, o Liverpool tenta se reerguer com Klopp, já o United vive dias de crise com Van Gaal, mas o clássico pode ser a grande oportunidade de rumar para um caminho de glórias, o Liverpool tem focado sua atenção para as competições de mata-mata, finalista da Copa da Liga e vivíssimo na Europa League, o United não assume esse lado “copeiro”, mas também sabe que o Campeonato Inglês está complicado, a chance de título europeu não pode ser desperdiçada. O G-4 da Premier League parece caminhar, cada vez mais, para contar com Arsenal, Leicester, Manchester City e Tottenham que têm se mostrado bastante consistentes, para a dupla vermelha ficar fora da competição mais importante do continente, na próxima temporada, seria desastroso, portanto este título surge como melhor válvula de escape para ambos.

Posto isso, toda a importância do clássico, tem que se lembrar que as equipes não contam mais com as estrelas de outrora, – apesar de ainda contarem com jogadores de nível mundial -, os Reds já não tem mais Carragher, Gerrard, Fernando Torres ou Luis Suárez, que tanto aprontaram contra o United, já os Red Devils não tem mais Van Der Sar, Ferdinand, Giggs ou Cristiano Ronaldo que infernizavam o Liverpool, isso só para citar alguns nomes importantes da dupla na última década. A responsabilidade agora está no colo de alguns experientes, como Rooney e Henderson, e alguns jovens como De Gea, Philippe Coutinho, Depay e Firmino, a oscilantes estrelas de Liverpool e United precisarão mostrar todo seu brilho para decidir o confronto e escrever seus nomes na história dos clubes que eles defendem.

Se uma vitória pode significar muito para qualquer um dos clubes, uma derrota deve ter impacto igual ou até mesmo maior, principalmente em Manchester, onde Van Gaal está pressionadíssimo e a torcida conta os dias para sua demissão, no Liverpool, o impacto seria menor, talvez alguns questionamentos sobre o caminho que o clube tem seguido para sua retomada, mas nada tão grande quanto no United, que já convive com críticas desde a saída de Alex Ferguson.

A velha guarda do principal clássico britânico

A velha guarda do principal clássico britânico

Por fim, as competições europeias têm um peso para toda a Inglaterra, arriscada a perder uma das suas vagas na UEFA Champions League para a Itália, os times ingleses precisam mostrar força para manter sua posição ao lado de Espanha e Alemanha com direito a quatro vagas, nos últimos anos, os ingleses têm vacilado em competições continentais, ao passo que os italianos têm melhorado, principalmente a Juventus, vice-campeã europeia na última temporada, como os ingleses não inspiram tanta confiança na Champions, Arsenal, Chelsea e City não dão provas que irão longe, a Europa League é a opção mais viável, com Tottenham e a dupla Liverpool e Manchester United defendendo o posto da Rainha. O maior clássico da Inglaterra valerá mais que uma vaga a quem vencer, valerá também a defesa do posto da Premier League, afinal, o principal campeonato nacional, da Europa, perdendo uma vaga na UEFA Champions League, não seria nada agradável.

About The Author

Amante do esporte, presente em uma das tantas curvas da highway. Mineiro, acima de tudo Cruzeiro. Fã de futebol rápido, não necessariamente rasteiro. Acredita na Copa do Mundo como momento máximo do esporte.

Leave a Reply

Your email address will not be published.