Braga, sede do distrito com o mesmo nome, foi fundada pelos romanos há mais de 2 000 anos. Um local cheio de cultura e tradições, onde a história e a religião vivem lado a lado com a indústria tecnológica e com o ensino universitário.

É neste distrito que se situam vários clubes que frequentam e já frequentaram a primeira liga portuguesa, uns com mais destaque, outros com menos, mas todos deixaram a sua marca no campeonato português.

No concelho de Braga surge o Sporting de Braga, sexto clube com mais títulos de futebol, em Portugal, nos quais se incluem uma Taça da Liga, uma Taça de Portugal, uma Taça da Federação Portuguesa de Futebol e uma Taça Intertoto.

A primeira presença na Liga dos Campeões, a final perdida da Liga Europa e o segundo lugar na Primeira Liga Portuguesa mostram o crescimento que a equipa minhota tem alcançado ao longo dos anos, apoiados pelos seus 30 mil sócios, número que tem vindo sempre a crescer.

Pertencente ao Distrito de Braga, Guimarães é uma cidade histórica com papel crucial na formação de Portugal, com mais de mil anos de história. Foi também durante muitos anos o centro do Condado Portucalense. As suas ruas respiram história e encantam quem a visita.

(Foto: Victor Vic)

O concelho de Guimarães ‘sustenta’ dois clubes principais: o Vitória de Guimarães e o Moreirense. Os vitorianos são uma das maiores equipas em Portugal, que tem sempre como objectivo alcançar os lugares cimeiros da tabela, sendo que conseguiu por diversas vezes alcançar o terceiro lugar do pódio. Tem no seu palmarés uma Taça de Portugal e uma Supertaça Portuguesa.

Pertencente à freguesia de Moreira de Cónegos, situada no concelho de Guimarães, o Moreirense surge como a última equipa do distrito de Braga que participa na Primeira Liga. Os cónegos são uma equipa com poucas participações no primeiro escalão, e têm como melhor classificação um 9º lugar obtido em 2004. Trata-se de um clube com 76 anos de história, que tem vindo a crescer nos últimos anos.

Gil Vicente é um clube situado na cidade de Barcelos, com 91 anos de história. Os ‘gilistas’ tem 15 presenças na Primeira Liga, e têm como melhor resultado um 5º lugar alcançado em 2000. Chegaram também à final da Taça da Liga em 2012, sendo derrotados pelo Benfica na derradeira partida.

No concelho de Vizela, o clube local, FC Vizela, apenas esteve presente por uma vez na Primeira Liga, tendo descido nessa mesma época. Foram os recordistas de presenças na antiga Segunda Divisão B. Atualmente, disputam o Campeonato Nacional de Seniores.

Destaque também para o FC Famalicão, clube sediado na Vila Nova de Famalicão, fundado em 1931. Já disputou 6 vezes o Campeonato Nacional, sendo que na década de 90 enchiam todos os estádios por onde passavam. Atualmente, disputam a Segunda Divisão Portuguesa depois de terem vencido o Campeonato Nacional de Seniores.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.