O nome que hoje designa a capital italiana, Roma, já foi o nome que intitulou o maior império do mundo, gigante e poderoso, o Império Romano definiu um período histórico importante, revolucionou aspectos culturais e comportamentais da sociedade, iniciou a divisão do mundo em oriente e ocidente, além de apresentar diversas formas de governo e de exercer poder, devido aos diferentes imperadores que passaram pelo Império Romano. Atualmente, na capital italiana, também há a bipolaridade no campo esportivo, assim como havia o confronto Oriente e Ocidente, há o confronto Lazio e Roma, e seguindo a lógica imperial, há também um imperador, odiado pela metade azul, mas amado pelo lado vermelho.

O atacante Francesco Totti chegou ao seu 300º gol pela Roma e acrescenta cada vez mais marcas ao seu currículo, há 22 temporadas atuando pela Roma, – único clube que defendeu na carreira -, o craque é um exemplo de atleta de alto nível e fidelidade. Indubitavelmente, maior jogador da história do clube, Totti é o jogador italiano com mais gols marcados por uma única agremiação e o único, – atualmente -, a marcar por 22 temporadas consecutivas, o jogador também é o mais velho à marcar em uma UEFA Champions League, alcançou o feito na última edição ao enfrentar o Manchester City.

Maior jogador da história da Roma

Maior jogador da história da Roma

O eterno capitão tem uma bela história no campeonato nacional, campeão pela Roma, o atacante também é o segundo maior artilheiro da história da competição, além disso, ele também é bicampeão da Copa da Itália e bicampeão da SuperCopa da Itália, 1/3 dos títulos importantes vencidos pelos romanistas está nas contas de Totti, que também já foi artilheiro do campeonato por uma oportunidade. Pela seleção nacional, Totti também tem história, disputou uma Euro e duas Copas do Mundo, com destaque para 2006, quando foi campeão do mundo, titular no ataque de um time que tinha vários outros craques como Buffon, Cannavaro e Pirlo.

Além da fidelidade e dos títulos, algo que ajuda eternizar Totti é seu desempenho em clássicos, contra a Lazio, – maior rival da Roma -, o ídolo sempre foi decisivo, na última temporada, inclusive, marcou dois gols e brilhou, no clássico conhecido como “Clássico da selfie”, a Internazionale também é uma equipe que já sofreu com o atacante, principalmente no período em que Inter e Roma duelavam fortemente no Campeonato e Copa nacionais. O atacante, assim como Gerrard e outras estrelas, recusou diversas propostas para seguir no clube que ama, mas diferente da maioria, estava em uma equipe de menor investimento, por mais que a Roma seja forte e tradicional, os investimentos são bem menores que os das potências europeias.

Destaque contra a Lazio

Destaque contra a Lazio

Esta pode ser a última temporada de Francesco Totti pela Roma, o Eterno Capitão, Rei de Roma, Gladiador, Imperador, tanto faz, o ídolo máximo dos romanistas cabe em qualquer uma dessas alcunhas, herói de todo um povo que historicamente habituou-se à cultuar figuras humanas, habituou-se à ver em alguns homens suas salvações, agora tem em Totti a figura do ídolo máximo, na Cidade Eterna, o capitão estará gravado pra sempre, nos gramados e nos corações italianos. A história já está posta e ele continua a engrandecendo, na cidade marcada pelo Império, Totti segue levando a Roma à ascensão, azar dos rivais que por seus pés conheceram e ainda conhecerão a queda.

About The Author

Amante do esporte, presente em uma das tantas curvas da highway. Mineiro, acima de tudo Cruzeiro. Fã de futebol rápido, não necessariamente rasteiro. Acredita na Copa do Mundo como momento máximo do esporte.

Leave a Reply

Your email address will not be published.