Marcelo Oliveira vem sendo um dos trunfos do Grêmio durante toda a temporada, o lateral esquerdo, direito, volante e até zagueiro está sempre pronto pra ajudar o treinador tricolor – antes Felipão e agora Roger Machado – e faz o seu papel de forma incrível. Tudo bem, eu achei que ele não ia render no time, quando chegou achei uma contratação inútil, até pedi Marcelo Hermes na lateral esquerda, mas ali é sem dúvidas o lugar do Marcelo Oliveira. Falando a verdade para vocês, Marcelo Oliveira é meu lateral preferido no time do Grêmio desde o saudoso Mário Fernandes, volta garoto.  Aqui nesse post, tentarei mostrar pra vocês mais sobre Oliveira e o que ele ajuda o Grêmio, tanto numericamente falando quanto taticamente falando. Os números são apenas do Campeonato Brasileiro.

(Foto: Marco Souza/Agência RBS)

Marcelo Oliveira é o cara dos desarmes no Grêmio, ele já conta com 22, ele também tem cinco desarmes errados, quer dizer, ele já tentou 27 desarmes e acertou 81,5% deles. Ponto para Marcelo. Nas finalizações Marcelo está com cinco, sendo quatro corretas e uma incorreta, a porcentagem de acerto é 80. Marcelo tem um gol marcado, um golaço contra o Corinthians no qual o jogador estava caindo pelo lado direito do ataque. Oliveira contribui muito dando passes chaves, já deu cinco, um se transformou em assistência e outros quatro foram passes para finalização apenas. Oliveira é um dos pilares defensivos do Grêmio, junto a Rhodolfo e Pedro Geromel, que convenhamos é uma das melhores duplas de zagueiros do Brasil.

Se olharmos o mapa de calor de Marcelo Oliveira, veremos como o jogador é efetivo na defesa, ele apareceu em todos os lugares quando na metade defensiva, o jogador sabe fechar o seu lado e também consegue dar um primeiro combate muito das vezes efetivo perto da linha do meio campo, ele também ajuda bastante no lado oposto, defendido por Galhardo. No ataque Marcelo sabe usar a linha de fundo e também não fica apenas na lateral, isso é uma das virtudes do jogador, ele não fica apenas do lado do campo e adentra a área ou até mesmo fica antes da linha da grande área para talvez fazer o famoso facão, cortar da direita indo para a esquerda e chutar ou até mesmo para pegar um rebote ou dar um combate numa marcação pós perder a bola no ataque.

Oliveira e as suas zonas quentes de jogo nesse Campeonato Brasileiro (Ilustração: Footstats)

Oliveira e as suas zonas quentes de jogo nesse Campeonato Brasileiro (Ilustração: Footstats)

Se pegarmos o mapa de calor de Marcelo durante o Campeonato Gaúcho veremos que o jogador ficava mais na zona do meio campo e sabia jogar de modo variado no ataque, tendo povoado toda a metade ofensiva com uma boa intensidade.

Mapa de calor de Oliveira durante o campeonato gaúcho (Ilustração: Footstats)

Mapa de calor de Oliveira durante o campeonato gaúcho (Ilustração: Footstats)

Oliveira conta com uma vontade e raça imensas, o jogador é uma peça vital na lateral, sabendo a hora de defender e a hora de atacar com perfeição. Marcelo Oliveira é um dos grandes jogadores gremistas na temporada, sendo muito elogiado pelos torcedores e recebendo o carinho dos mesmos. Particularmente digo que Marcelo Oliveira está tranquilamente entre os cinco melhores jogadores da temporada gremista, se bobear, dentro até de um top 3.

Avante Grêmio.

About The Author

Mineiro, 18 anos. Graduando em Jornalismo. Gremista e Spur. No site ao lado me encontro pela alcunha de @mathesudao.