Bem, chegamos em maio. Mês em que se inicia a competição mais vexatória da nossa história: a Segunda Divisão. Que, apesar de tudo, pode vir a ser importante para a reconstrução desse Botafogo destroçado após anos de administrações irresponsáveis e mal-sucedidas.

Sabemos que um clube grande disputando a segunda divisão tem a obrigação de subir. Ser campeão eu diria que é consequência.  O fundamental é estar entre os quatro após as trigésima oitava rodada. Assim como o presidente Carlos Eduardo disse, o foco deste primeiro ano de mandato é colocar o Botafogo de volta para onde nunca deveria ter saído: A Primeira Divisão. Estaria esse elenco atual qualificado o suficiente para cumprir tal meta? Vamos avaliá-lo.

Goleiros:

Jefferson. Nota: Jefferson. Acho se estender em uma avaliação nessa posição beira o desnecessário.Renan: Bom reserva que será utilizado com a ida do Jefferson para a Copa América.

Jefferson é a segurança entre as traves (Foto: Site Oficial)

Jefferson é a segurança entre as traves (Foto: Site Oficial)

Laterais:

Gilberto: Caiu MUITO de produção na fase final do Carioca, mas mesmo assim deu assistência na semifinal e na final. Tem potencial e qualidade para ser dono da posição durante um tempo. Luís Ricardo: Fez boa partida ontem contra o Capivariano, mas até então não tinha se saído bem. Se recuperar o futebol que apresentou na Portuguesa de 2013 (LUTO) seria importante.

Carleto: me faz passar muita raiva. Muita. Mas é o que temos. Comum e bom batedor de faltas. Jean-Pedro Rosa: fizeram pouco jogos para avaliá-los.

Zaga:

Renan Fonseca e Roger Carvalho devem compor a defesa titular. Totalmente compreensível, visto que o Diego Giaretta como zagueiro se demonstrou um ótimo volante. E o Alisson não passa confiança nenhuma. O Renan é claramente desprovido de recursos técnicos mas compensa jogando sério e tendo boa presença área. Roger Carvalho fez falta na reta final do campeonato estadual. Deve ser o titular absoluto.

Volância:

Com todo respeito ao Marcelo Mattos, sejamos sinceros: não dá. Diego Giaretta se apresentou muito melhor. Willian Arão destaque positivo do estadual. Ganhou pontos com o René e a torcida alvinegra. Deve ser titular durante todo o 2015.

Meio Campo:

Posição carente no time. Diego Jardel aparenta ser o mais lúcido, junto com o Elvis, que fez um bom Campeonato Carioca. Dupla titular ao meu ver. Tomás foi a decepção do Campeonato Carioca, apesar de ter feito o gol que deu o título da Taça Guanabara para o clube. Gegê não demonstra qualidade nenhuma que justifique toda a moral que o René Simões da ao jogador, escalando-o quase toda hora. Fernandes, que pode ser volante ou meia, é jovem mas vem demonstrando qualidades.  Daniel Carvalho em nem 90 minutos em campo fez 1 gol e deu 1 assistência. Se sobressai tecnicamente. O que pesa contra é seu físico de pós-churrasco.

Ataque:

Rodrigo Pimpão é bom jogador e sabe jogar a Série B. Faria uma boa dupla com um bom camisa 9, que é o que falta no Botafogo. Bill é fraco e o Sassá tem mais caracteristicas de lado de campo. Sem contar com o Jóbson, que está suspenso (estamos sem notícias).

Contratações: Não podemos nos dar esse luxo, infelizmente. A situação financeira é critica. Quem tiver disposição de vir tem que aceitar. Eu focaria num zagueiro, um meia e um atacante.

René faz o que pode até agora. Obteve 15 vitórias em 23 jogos na temporada. Bons números. Que ele melhore ainda mais sua equipe e nos assegure na Série A de 2016!

Saudações Alvinegras.

 

About The Author