anuncioeja

Okocha foi um meia ambidestro que fez parte da grande seleção Nigeriana campeã do ouro olímpico de 1996 que ficou conhecida como “Os Super Águias Dourados” e atuou também por grandes clubes como PSG, Frankfurt e Fenerbahçe.

Okocha iniciou sua carreira no time Enugu Rangers, da primeira divisão nigeriana. Aos 17 anos foi para a Alemanha visitar um amigo que atuava por um clube da terceira divisão da liga alemã, e como já atuava por um clube profissional, impressionou os olheiros do clube e foi convidado para atuar pelo Borussia Neunkirchen.

Na sua primeira temporada pelo clube alemão, obteve grande destaque, 35 jogos e 7 gols, o que resultou no interesse de clubes da elite do futebol germânico, levando o jogador a assinar contrato com o Eintracht Frankfurt. Com boas atuações na Bundesliga, ele é convocado para atuar pela seleção Nigeriana em 1993, foi campeão com a seleção Nigeriana da Copa das Nações Africanas em 1994. Nesse mesmo ano, a Nigéria disputaria sua primeira copa do mundo (EUA), e Okocha participara com a seleção dessa campanha que terminava nas oitavas-de-final.

Em 1996 Okocha ganhou o ouro olímpico com a seleção da Nigéria, vencendo o Brasil de Ronaldo na semi, e a Argentina de Crespo na final. Seu sucesso levou ele a ser transferido para o Fenerbahçe, no primeiro ano pelo clube turco já se tornara o artilheiro com 16 gols. Ao todo jogou 2 temporadas pelo clube turco, marcou 30 gols em pouco mais de 60 jogos.

Em 1998 foi transferido para o PSG por 14 milhões de libras, sendo o jogador africano mais valioso de todos tempos (na época). No mesmo levou a seleção Nigeriana as oitavas de final na copa de 1998 (que coincidentemente se realizava na França) vencendo a Espanha na estréia da copa por 3×2. Pelo clube francês atuou por 4 temporadas, fez 14 gols em 84 jogos.

Okocha deixa Raúl para Trás (Copa da França: 1998)

 

Depois do insucesso da seleção nigeriana na copa de 2002, ele foi transferido para o Bolton, clube no qual ele é ídolo. Marcou 7 gols na primeira temporada pelo clube inglês, contribuindo para salvar o clube inglês do rebaixamento (o Bolton ficou uma posição acima da zona de descenso). No ano seguinte foi nomeado capitão, levou o clube a melhor posição da história na Premier League e a final da Taça da Liga Inglesa.  Ao todo jogou 124 jogos pelo Bolton, marcou 14 gols e é considerado o segundo maior jogador da história do clube.

Em 2006 resolveu transferir-se para o Qatar, jogou pelo clube Qatar SC, fez 41 jogos e marcou 6 gols.

Em 2007, aos 34 anos, Okocha volta para a Inglaterra para encerrar sua carreira. Atuou pela segunda divisão inglesa pelo Hull City e ajudou o clube a subir para a Premier League. Fez 18 jogos, porém não marcou gol. Ao fim da temporada o Nigeriano resolve encerrar sua carreira.

Okocha foi sem dúvida um dos maiores jogadores da história do continente africano. Foi apelidado de Maradona Africano por seu estilo de jogo parecido com o do mestre argentino. Ajudou a Nigéria a se classificar para 3 copas do mundo consecutivas, ganhou a medalha de ouro nas olímpiadas de 1996 e se tornou uma lenda em seu país. Okocha foi reconhecido em 2004 como um dos 125 maiores jogadores vivos pela FIFA.

About The Author