Laurent Robert foi um meia francês que atuou por times como PSG, Newcastle e Benfica, e ficou famoso por suas magistrais cobranças de falta de longa distância, nas quais soltava ‘foguetes’ quase do meio campo e fazia golaços espetaculares.

Laurent iniciou sua carreira no Montpellier em 1994, foi contratado pelo PSG em 1999. Pelo Paris Saint Germain o jogador teve boas atuações, sendo até convocado para a seleção francesa por 9 vezes (entre 1999-2001). Ainda pelo seu segundo clube na carreira, o jogador ficou muito conhecido internacionalmente por marcar 6 (sim, seis) gols em uma partida no ano de 2000 válida pela Champions League contra o time mais bem sucedido Norueguês, o Rosenborg, tal partida terminou em 7×2.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Em 2001 foi comprado pelo Newcastle, por 9,5 Milhões de Euros. Era considerado um jogador experiente, com experiência internacional, e esse foi um dos motivos pelo qual o time inglês o contratou.

No clube inglês foi mais que um mero especialista em bola parada, possuía ritmo de jogo, era criativo, tinha um bom passe e cruzamento. Não era fantástico, mas se tornou um bom jogador e foi um dos responsáveis pela classificação do Newcastle a classificar para a Champions League.

Pelo clube da terra da Rainha, o francês marcou 32 gols e participou de mais de 120 jogos.

Veja alguns gols espetaculares de falta do meia pelo clube inglês:

O Jogador estaria descontente com as decisões internas do clube. Brigas com os dirigentes, que o acusavam de “preguiçoso e egoísta”, o fizeram ser transferido para o Portsmouth por empréstimo em 2005, mas não obteve muito sucesso, jogou 17 jogos e marcou apenas um gol (numa derrota para o West Browmich por 2×1).

Em 2006 foi comprado pelo Benfica, e iniciou o declínio de sua carreira. O Jogador não obteve sucesso no futebol português, jogou 13 jogos, porém marcou 2 gols pelo clube português (um deles foi muito importante, um golaço de falta a cerca de 37 metros do gol, tal feito acabou selando a vitória contra o rival Porto).

Foi para o Levante em 2006 numa transferência sem custo, jogou 13 jogos pelo clube espanhol e não marcou gols. Foi transferido para o Derby County da Inglaterra, jogou apenas 4 jogos. Em 2008 atuou pelo Toronto, jogou 17 jogos e marcou um gol. Antes de encerrar sua carreira foi transferido para o Larissa da Grécia, jogou 6 partidas e aposentou.

Laurent Robert era detentor de um pé esquerdo que fazia chutes espetaculares e improváveis. Uma pena que sua personalidade forte e a pouca dedicação para o trabalho duro o tenha atrapalhado em sua carreira. Teve uma grande carreira até sair do futebol inglês. Seus 53 jogos em 4 temporadas após sair da terra da Rainha não recuperaram a audácia e os chutes espetaculares de Robert, que foi repetido brilhantemente apenas uma vez após sua transferência.

About The Author